Olá, espero que vocês estejam bem! Neste post pretendo conversar sobre um tema que não envolve apenas a motivação das pessoas dentro da empresa, mas também é um assunto no qual o conhecimento se faz presente na sua vida pessoal.
O tema desse post será direcionado para como podemos identificar, conhecer e, principalmente, entender a motivação do indivíduo e, quando menciono indivíduo, pense também em você e não apenas nas pessoas à sua volta. Agora, como podemos identificar o que motiva o outro e você?
Antes da resposta à pergunta acima, gostaria de falar um pouco sobre o Management 3.0, apenas para conceituar àqueles que ainda não o conhecem. No meu entendimento, e aqui já peço desculpas para quem entender como simplista e justifico que não gosto de complicar as coisas.

Bem, voltando ao conceito, é uma forma de pensar no indivíduo e nas suas interações com os outros, levando em consideração o meio no qual ele está inserido, e aqui lembro que você também está inserido nesse cenário, e complemento o meu entendimento contando que o Management 3.0 também nos permite agir em como podemos entender o que move, motiva, sente e alavanca as pessoas, e alinhar todos esses significados para atingirmos juntos o sucesso com um planejamento mais assertivo.
E, retornando ao tema do post, saber o que motiva cada pessoa é importante para que você tenha êxito, enquanto líder, alinhar o propósito da organização com as motivações individuais. Pessoalmente utilizo essa prática para identificar de maneira lúdica as motivações e propósitos das pessoas da equipe e validar se as metas estão alinhadas ao objetivo da organização. Mas quando e como aplicar?
No meu caso, a aplicação da prática vai após os resultados gerados das conversas individuais com os colegas. A necessidade da aplicação vai de acordo com o cenário de cada equipe, mas recomendo a você que exerce um papel de liderança que ao menos realize uma vez essa prática para identificar as necessidades das pessoas que você lidera. E, partir desse ponto pense em como alinhar tais motivações e propósitos individuais com da empresa.
E ao aplicar o moving motivator, busco explicar o objetivo de cada carta, conforme a lista abaixo:
*As imagens foram retiradas do site management (https://management30.com/practice/moving-motivators/#download) e para realizar o download você precisa ter participado do workshop 3.0

1) Relação:
A pessoa possui uma boa rede de contatos tanto no trabalho quanto fora dele

2) Curiosidade:
A pessoa possui muitas coisas para pensar e investigar.

3) Honra:
A pessoa se orgulha de como os seus valores pessoais refletem em sua maneira de trabalhar

4) Aceitação:
A pessoa é aceita pelo o que faz e por quem é pelos outros.

5) Maestria:
A pessoa tem sua competência desafiada no seu trabalho, ainda sim dentro das suas habilidades.

6) Poder:
Existe espaço suficiente para que eu possa influenciar o que acontece ao meu redor.

7) Liberdade:
Me percebo independente dos outros com o meu trabalho e responsabilidades.

8) Ordem
O conjunto de regras e políticas é suficiente para um ambiente estável.

9) Objetivo
Meu objetivo na vida se reflete no meu trabalho.

10) Status
Possuo um bom posicionamento, também reconhecido pelas pessoas que trabalham comigo.
Assim, ao explicar o funcionamento da prática e das cartas, iniciamos nossa dinâmica onde os colegas iniciam a escolha das cartas mais importantes da esquerda para direita, e depois cada um explica o motivo da sua preferência para todo o grupo. A figura abaixo mostra um pouco da realização do moving motivator.
Após a explanação das escolhas dos colegas, é possível identificar o propósito individual da equipe e cabe a você alinhar essas escolhas de alguma forma aos alinhamentos da empresa. Por exemplo, quando as cartas Poder e Status são as primeiras selecionadas, você terá uma grande oportunidade em desenvolver nessa pessoa a habilidade de liderança, que terá como consequência boa, pessoas que ajudarão na organização do time para uma melhor performance e entenderão a importância do time para obter um alinhamento e cumprimento dos objetivos da empresa.
E por isso é tão importante o papel do líder na leitura das motivações de sua equipe, pois segundo John C. Maxwell (As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança: Uma Receita Comprovada para Desenvolver o Líder em Você), as ações do líder interferem diretamente no clima da organização, ou seja, a realização do moving motivator permite identificar o propósito das pessoas e mostra o quanto sua atitude enquanto líder demonstra seu interesse em servir, e aqui servir passa pela habilidade de ouvir, o que contribui muito no reconhecimento por parte da equipe na sua liderança.
Antes de concluir esse post, sugiro a leitura de qualquer obra do John C. Maxwell, um autor que demonstra uma visão bacana de como ser um líder e como desenvolver nossas habilidades de liderança.
A minha conclusão do moving motivator é do quanto progredimos ao visualizar os propósitos e motivações individuais das pessoas e como podemos alinhar esses anseios aos objetivos da organização. E o resultado desse alinhamento são resultados incríveis da equipe, com um melhor clima no ambiente, aumento da produtividade e, principalmente, o reconhecimento do valor agregado pelas pessoas ao realizar o cumprimento de cada objetivo.
Então, finalizo este post com a pergunta da imagem abaixo: